quarta-feira, 30 de junho de 2010

CRAQUE MAS NÃO SUPER-HOMEM!

Se me perguntarem se esperava mais da prestação de Cristiano Ronaldo no Mundial, mentiria se dissesse que não. No entanto, na minha opinião, acho injusto que se queira fazer do craque português o responsável máximo pelo desempenho menos conseguido da Selecção Nacional.

Esperava mais de Ronaldo, mas acho que a estratégia da equipa nos jogos frente a Costa do Marfim, Brasil e Espanha, não beneficiou a 'estrela' da companhia lusitana. Acho, inclusivamente, que Portugal não aproveitou devidamente o poder de explosão e o talento daquele que, para mim, é o melhor jogador do Mundo.

Ronaldo é o jogador mais completo do universo do futebol: tem técnica, velocidade, força, remata bem com os dois pés, é forte na bola parada e no jogo aéreo. Pode não ser o melhor em todos estes capítulos, mas é forte em todos e o número um em alguns...

Pergunto se algum jogador - seja ele quem for (Messi incluído) - que ficasse na frente de uma equipa, na maior parte das vezes, bastante desapoiado, ou até mesmo sozinho, com 50 metros para correr, estaria no contexto ideal para brilhar? Evidentemente que não.

Nos clubes, Manchester United e Real Madrid, Ronaldo faz golos atrás de golos. Na Selecção, não! Porquê? Tratando-se do mesmo jogador e da mesma pessoa, a explicação só pode ser dada pela forma de jogar do colectivo. Se uma equipa jogar para ele, Cristiano Ronaldo explode e resolve no último terço do campo. Agora pedir-lhe para, constantemente, correr meio campo e resolver sozinho... Não há Super-Homens e desporto individual é o ténis, por exemplo!

Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo. E é português. Orgulhemo-nos disso. E que a Selecção Nacional aproveite o seu talento futuramente...

PS - Foto da autoria de Hugo Santos


Abraço/beijinhos

terça-feira, 29 de junho de 2010

ACABOU-SE...

Ficou concluída a participação portuguesa no Mundial 2010. Portugal caiu nos 'oitavos', derrotado pela Espanha, por 1-0.

Portugal perdeu de forma justa. Aliás, penso até que a diferença mínima no resultado acaba por ser lisonjeira para as cores nacionais. Não fosse a excelente prestação do guarda-redes Eduardo e 'nuestros hermanos' poderiam ter vencido por margem mais folgada.

Não estava com grandes expectativas para este embate, pese embora acreditar que Portugal tinha as suas possibilidades (remotas) de vencer. Ser eliminado pela Espanha - na minha opinião, a equipa mais forte na prova - não é vergonha para ninguém e não me causa espanto. O que lamento é que, tirando o jogo com os modestos coreanos, Portugal tivesse apresentado um futebol tão pouco atractivo.

Não aprecio este seleccionador. A meu ver, não merecíamos ir mais longe. Infelizmente...

Viva Portugal!

Abraço/beijinhos

domingo, 27 de junho de 2010

LASAGNA SALVADORA!

Para quem está longe de ser um ás na cozinha - no meu caso, não chego a ser um duque sequer -, uma lasagna (pré-feita) pode revelar-se uma extraordinária opção.

Além de ser saborosa, não dá trabalho a fazer e pode, perfeitamente, salvar uma refeição!!!

Abraço/beijinhos e boa semana a todos

sexta-feira, 25 de junho de 2010

DUELO ENTEDIANTE...

Portugal e Brasil empataram a zero. Além da ausência de golos, faltaram emoções e maior qualidade técnica num jogo que, face à superior valia de muitos intervenientes, justificaria outro nível de espectacularidade.

Acabou, portanto, por tratar-se de um encontro algo monótono, com um resultado justo e que, aparentemente, agradou a ambos os lados.

O nulo não foi excelente, mas também não foi mau para as pretensões lusas. Gostei do sentido colectivo e da entreajuda que os jogadores portugueses patentearam na partida.

No entanto, e como em caso de derrota o desfecho prático seria o mesmo, não comprometendo a passagem aos 'oitavos', penso que a Selecção Nacional poderia ter arriscado um pouco mais, mostrando ao Mundo um outro esplendor de Portugal...

Mas, pronto, o certo é que a barreira dos grupos está ultrapassada e isso constitui motivo natural de satisfação. Agora, venha o próximo obstáculo e que, de preferência, não seja a Espanha.

Adenda:
Infelizmente, a Espanha é o adversário de Portugal nos oitavos-de-final. Era o opositor que queria evitar, pois é claramente mais forte que Suíça e Chile, as outras hipóteses que podiam 'tocar' à equipa portuguesa. 'Nuestros hermanos' são favoritos para esse embate, mas têm que provar esse facto em campo. Não vai ser fácil, mas Portugal tem as suas posibilidades e nada está perdido por antecipação!

Abraço/beijinhos e bom fim-de-semana a todos

quinta-feira, 24 de junho de 2010

RECORDE PARA A HISTÓRIA...

O norte-americano John Isner e o francês Nicolas Mahut foram os protagonistas de um jogo de ténis absolutamente inédito. Tratou-se do encontro mais longo da História da modalidade, com a duração de 11 horas e 5 minutos - tempo não consecutivo.

Tendo tido início anteontem, a contenda, integrada no famoso Torneio de Wimbledon, continuou ontem (com os jogadores a permanecerem mais de sete horas seguidas no court) e chegou hoje, finalmente, ao seu final. Triunfou Isner, no quinto set, por surpreendentes... 70-68!!!

De facto, até aqueles que percebem minimamente da modalidade ficam pasmados com o desfecho final, que mais parece um resultado... de basquetebol!!! A razão é simples, neste torneio - como em alguns outros - no quinto set do encontro, se o resultado estiver em 6-6, não se joga um tie-break para definir quem vence 7-6. O triunfo no set e, consequentemente, no desafio só é assegurado por quem conseguir dois jogos de vantagem no set, por exemplo 8-6 ou 9-7.

Como nenhum dos jogadores parecia estar disposto a sair derrotado, mas também nenhum deles conseguia vergar o adversário a um desaire, esta partida ultrapassou as 11 horas de duração, transformando-se num autêntico teste de resistência física e, sobretudo, mental.

No dia de ontem, em que jogaram mais de sete horas, os jogadores mais deveriam parecer 'laranjas espremidas' e já deviam deitar bolas de ténis pelos olhos!!!

Num duelo que entra na História, não obstante haver apenas um vencedor, os dois atletas foram verdadeiros campeões! Não concordam?

Abraço/beijinhos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

VERÃO!

Eis-nos chegados ao Verão! Pois é, só há pouco dei conta de que já entrámos, desde segunda-feira, na nova estação. O tempo ainda não está 'aquela coisa', mas parece estar a melhorar e o certo é que já é Verão!

Todas as estações do ano têm o seu encanto. Hoje partilho convosco, em imagens, algumas das coisas que mais gosto no Verão.

No Verão gosto de...

- reencontrar-me com algumas pessoas que gosto, familiares ou amigos! Com algumas delas, infelizmente, só é mesmo possível fazê-lo nesta época do ano...

- fazer uma visita a um cantinho especial no interior. O contacto com a natureza e a acalmia ganham um valor acrescido, em virtude da agitação citadina a que estou habituado...

- praticar desporto com mais frequência. Adoro desporto e gosto de praticar várias modalidades durante o ano inteiro, mas, como os meus desportos preferidos são 'outdoor', o Verão permite-me estar mais activo no campo desportivo.

- usar chinelos e bermudas/calções. Adoro sentir-me confortável e, por isso, gosto de usar roupa desportiva e prática. Gosto de andar o mais leve possível, e o Verão é óptimo nesse sentido!

- ir a esplanadas, à tarde e nas noites quentes. Sabe bem estar na conversa e a beber a minha Coca-Cola fresquinha, com gelo e limão, isto sem falar nos petiscos ao final da tarde, sobretudo caracóis ou caracoletas...

- deliciar-me com um sumo de laranja fresquinho! Em outras épocas do ano é raro bebê-lo, mas no Verão sabe-me especialmente melhor.

- comer fruta. No Verão apetece-me mais do que em qualquer outra estação. Fruta fresquinha então...! Cerejas, maçãs, laranjas, uvas... ui! O melão que toda a gente gosta é que continuo sem ser capaz de provar...

- Sardinhadas! É das coisas que mais gosto no Verão. Adoro sardinhas assadas e gosto de comer na rua no Verão. Adoro especialmente as sardinhadas no quintal dos meus tios. Pelas sardinhas, pelo espaço envolvente, pelas pessoas, por tudo...! Adoro.

- ir à praia. Gosto, mas sem exageros! Não sou do tipo de pessoa que, estando livre, vai diariamente à praia e passa lá o dia todo. Para mim, três vezes por semana é suficiente e apenas umas horitas em cada dia. E de preferência em praias tranquilas, sem confusão, o que não é fácil...

- de piscina. Confesso que, em relação à praia, a piscina tem claramente a minha preferência. Aí, se pudesse, era todos os dias um bocadinho! Só é pena não ter casa com piscina... Pode ser que um dia aconteça o milagre do Euromilhões... Deixem-me sonhar!!!

Gosto disto e de mais algumas coisas. E vocês, que estão aí desse lado, o que gostam no Verão?

Abraço/beijinhos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ORGULHOSOS? HOJE, SIM!!!

Vi, numa reportagem na TV, o seleccionador nacional perguntar a alguns adeptos lusos se estavam orgulhosos da equipa, após o jogo frente à Costa do Marfim. Orgulhosos? De quê? Depois de um jogo tão fraco, até me apetecia estar lá para responder ao homem!

Orgulhosos, sim, desta vez orgulhosos mesmo, devemos estar hoje, nós portugueses. Portugal voltou a jogar sob precipitação e a chuva alargou-se também aos golos: 7-0 à Coreia do Norte! Se a vitória era esperada, estes números superam as melhores expectativas...

É certo que a oposição não foi das mais fortes, mas não é menos verdade que, na segunda parte do jogo, a Selecção Nacional teve momentos de autêntico brilhantismo. Os golos de Raul Meireles, Simão, Hugo Almeida, Liedson, Cristiano Ronaldo e Tiago (dois) justificam-se plenamente e o resultado poderia, inclusive, ser ainda mais dilatado.

O apuramento para os oitavos-de-final não está ainda concretizado matematicamente, mas no plano prático parece-me um dado adquirido. Força, Portugal!

PS - Foto de Tiago, o melhor em campo na minha opinião, da autoria de Hugo Santos


Abraço/beijinhos

quinta-feira, 17 de junho de 2010

TERAPIA...

Vi, há uns dias, esta mensagem num café onde estive. É simples, não diz nada de extraordinário, mas, como achei piada, partilho-a com todos os visitantes do meu 'tasco'.

Trata-se, sem dúvida, de uma óptima terapia. Mas há momentos para tudo e, por isso, não concordo que esta seja sempre a melhor terapia. Isso depende...

Se o copo vier com 'aquele bagacinho' e isso acontecer em boa companhia, conforme sugere a imagem, a terapia é inquestionavelmente melhor!!! Há dúvidas?!

Abraço/beijinhos

terça-feira, 15 de junho de 2010

(FALTA DE) ARTE E ENGENHO...

Disse, aqui, na passada semana que a Selecção Nacional não me empolgava nem me convencia. Depois do jogo de hoje, creio que é fácil a todos os que me lêem perceberem o porquê!

A entrada lusa no Mundial quedou-se por um nulo, diante da Costa do Marfim. Mas, para mim, pior que o resultado - que algumas vezes é resultante de uma bola bater no poste ou entrar - , foi a exibição da equipa. Na minha óptica, o conjunto português mostrou pouca qualidade de jogo, evidenciando, igualmente, excessivo conformismo e falta de ambição.

O empate não é sempre um mau resultado, mas, a meu ver, só é aceitável em jogos onde não se consegue vencer. Neste caso, penso que Portugal contentou-se demasiadamente com o empate, quando podia perfeitamente ter alcançado um desfecho mais agradável. Quem tem medo, fica em casa...!

Falar-se da postura defensiva do adversário não me parece, igualmente, correcto. Primeiro, porque essa tendência não me pareceu assim tão vincada; depois, porque qualquer equipa tem legitimidade para usar a estratégia legal que bem entender para atingir os seus objectivos, cabendo ao opositor encontrar soluções para contrariar esse estilo de jogo.

Faltou arte. Faltou engenho. A arte e o engenho que já Luís de Camões mencionava nos Lusíadas, relacionadas com o tempo dos Descobrimentos. A esses navegadores sobejava-lhes, a estes 'navegadores' faltou-lhes...

Mas nada está perdido. Venha o próximo jogo, e que se mantenha o verde da esperança e o vermelho da paixão!

PS - Foto de Fábio Coentrão, melhor português em campo na minha opinião, da autoria do meu amigo Hugo Santos

Abraço/beijinhos

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DEPENDÊNCIAS...

É perfeitamente normal que ninguém goste de depender de terceiros, seja para o que for. Todavia, essa situação de eventual dependência não é exclusiva a nós, meras pessoas, aplicando-se também aos próprios santos. Ah pois é!

Vou exemplificar o que digo de uma forma simples: este ano, o Santo António está claramente dependente do São Pedro!!!

Esperemos, por isso, que o São Pedro seja amigo do Santo António e de todos aqueles que tencionam ir festejar os Santos Populares na plenitude. Divirtam-se!

Bom fim-de-semana a todos

Abraço/beijinhos

quinta-feira, 10 de junho de 2010

MUNDIAL A PALPITAR

É já amanhã que começa um dos maiores certames desportivos à escala mundial - senão mesmo o maior.

Como amante de desporto, e muito especialmente de futebol, venho deixar aqui os meus palpites relativamente a este Mundial. Deixo apenas umas breves pinceladas, não explicando a fundo as minhas ideias, uma vez que isso daria um post demasiado extenso.

Vou começar por nós. Mais uma vez, Portugal volta a marcar presença na competição, depois do honroso quarto lugar obtido em 2006. Nesta altura, muitos perguntam: será possível à Selecção Nacional repetir esse bom desempenho?

Utilizo um chavão para iniciar a resposta a esta pergunta: 'não há impossíveis'. Não há mesmo, sobretudo tratando-se de futebol. Porém, num plano mais realista e desprovido de emoções, pelo que me foi dado a observar na fase de qualificação e nos recentes jogos de preparação, estou em crer que será extremamente difícil a Portugal chegar a uma fase tão adiantada da competição, ou até mesmo perto disso. Esta equipa não me empolga, nem sequer me convence.

Como português, espero bem estar enganado nesta minha análise à equipa das 'quinas'. Fico, logicamente, a torcer pelas vitórias lusas, na esperança de ver elevada ao máximo a nossa bandeira.

No que diz respeito aos favoritos a vencer o torneio, considero a Espanha o conjunto mais forte, logo secundado pela Inglaterra. A minha aposta principal recai numa destas duas selecções.


No entanto, existem outras em que também acredito. Numa segunda linha, e à cabeça, coloco o sempre candidato Brasil, seguido por Argentina (onde figura Di María) e Holanda, que, não tendo o mesmo historial dos restantes, pode, na minha óptica, ter uma palavra importante a dizer neste Mundial.


Quanto às tradicionais candidatas Itália e Alemanha, pelo seu poderio e palmarés, não são equipas a menosprezar. Porém, não acredito que atinjam o brilhantismo vencedor que já conseguiram em edições anteriores.

Das habituais potências, falta-me mencionar a França. De todas as selecções que referi (Portugal incluído), os franceses são aqueles que menos me impressionaram. Se a França for a desilusão do Mundial, não fico nada surpreendido.

Mas tudo isto são palpites. Numa competição de curta duração, como um Mundial, nem sempre é o melhor a vencer. Basta um dia 'não' para todas as ambições caírem por terra... Agora, que role a bola, venham as surpresas e... muitos golos!

PS - Deixem os vossos palpites também...


PS 2 - Nem me apercebi que era dia de Portugal quando estava a fazer o post. Só constatei isso quando terminei. A imagem da bandeira nacional foi mera coincidência em relação à data, mas acabou por calhar bem!

Abraço/beijinhos

terça-feira, 8 de junho de 2010

A JÁ FAMOSA BELA E UM RITUAL ANUAL!!!

Primeiro que tudo, tenho a dizer-vos que não conheço a Bela! Adiante...

Final de tarde. Toca o telemóvel. Olho para o visor e vejo um número e não um nome. Quem seria? Só restava atender para descobrir...

Atendo. Do outro lado da linha está uma mulher e uma pergunta: "Com quem estou a falar?". Respondi, igualmente, com uma interrogação: "Com quem deseja falar?". "Com a Bela", afirmou a mulher. Bela??? Ao ouvir este nome percebi imediatamente tudo o que se estava a passar!

"Deixe-me adivinhar, a senhora está a ligar para dar os parabéns à sua sobrinha, certo?", questionei eu, obtendo uma resposta afirmativa por parte da senhora.

Não, não sou bruxo, apesar de prever o intento da mulher e de saber que vocês, ilustres visitantes, estão, neste momento, a 'apanhar do ar'! Mas eu passo a explicar: o que acontece é que recebi uma chamada desta senhora pelo terceiro ano consecutivo!!!

Ao que parece, pelo que me deu a entender, o meu número de telemóvel esteve, anteriormente, atribuído a alguém (à Bela). Pelos vistos, mais tarde, terá sido desactivado e, posteriormente, ter-me-á sido atribuído.

Esta situação levanta algumas questões:

- Porque raio a senhora não apaga aquele número do seu telemóvel, visto já não tratar-se do número da sobrinha, continuando a ligar-me todos os anos na data do aniversário da famosa Bela?;
- Porque será que a tia não liga à Bela, por exemplo, no Natal? É que ela só lhe tenta ligar no aniversário mesmo (ainda bem para mim...)!

Depois de a senhora me pedir desculpa, mais uma vez, disse-lhe que não havia problema e despedi-me, na brincadeira, com um "até para o ano". O telefonema de parabéns à Bela transformou-se já, para mim, num ritual anual!!!

Abraço/beijinhos

domingo, 6 de junho de 2010

BRONZE...

Este fim-de-semana foi de muita actividade desportiva, como muitos outros.

Foram dois jogos disto...

E um jogo disto...


E sabem qual o resultado deste desporto todo? Foi um bronze. Na linguagem desportiva, bronze poderia significar uma medalha. Não é o caso! O resultado de todo este desporto ao sol, foi mesmo um bronze... à camionista!!!

Abraço/beijinhos e boa semana a todos

quinta-feira, 3 de junho de 2010

VENHA A CEREJINHA!

No último post, partilhei convosco a minha difícil segunda-feira. Pois bem, tudo tranquilo. Sinto-me bastante bem desde então. Como já tinha dito aqui, ontem lá fui jogar ténis com o King (o jogo ficou incompleto e será concluído sábado, em princípio) e hoje, ao fim da tarde, fui correr e depois fazer bicicleta.

Mas não é sobre isso que vos venho falar, mas, sim, sobre um fruto que gosto de comer nesta altura do ano. Já me sentia no 'céu' quando saí do banho e melhor fiquei quando me deliciei com elas...

O chá já lá vai... Foi a estreia a comer cerejas em 2010! Adoro. E quando são bem docinhas então... até choro por mais!!!

E por aí, quem gosta?

Abraço/beijinhos

terça-feira, 1 de junho de 2010

I'M BACK!

Pois é, nem sempre as coisas nos correm como planeamos e desejamos. Infelizmente, é assim. Ontem, por exemplo, estava para vir postar aqui no blog. Mas acabei por não o fazer. E porquê?

Cheguei a casa à tarde. Já me sentia agoniado e mal-disposto antes de chegar, e depois de entrar na minha alegre casinha, fui piorando e lá foi a comida para fora... Só me sentia bem deitado.

O meu aparelho digestivo pregou-me uma partida, provavelmente devido a algo que ingeri domingo e que ter-me-á feito mal. Não me restou, por isso, outra alternativa, senão recorrer ao chá e à canjinha...

Enfim, foi um dia não, mas o importante é que já passou. Hoje senti-me a cem por cento e estou pronto para, amanhã, destruir o King numa partida de ténis! Ele que se prepare... I'm back!!

Abraço/beijinhos