sexta-feira, 22 de maio de 2009

LIVROS E LEITURAS

Hoje venho falar-vos de dois livros, um que já li e outro que estou a ler actualmente. Cada um deles é um relato histórico de uma pessoa, mas ambos estão relacionados com a II Guerra Mundial e o nazismo, em perspectivas completamente distintas.

"Eu fui guarda-costas de Hitler" é uma obra que comprei na Feira do Livro, há umas semanas, e que aqui tinha referido. Como alguns leitores pediram para que revelasse se tinha gostado, venho deixar o meu parecer.

Trata-se do testemunho de Rochus Misch, o último homem a ter deixado o bunker de Hitler, em Berlim, aquando da investida russa, no ano de 1945. Essencialmente, este livro dá a conhecer a história de vida deste homem e, ao mesmo tempo, revela algumas características do ditador germânico e do modo de funcionamento do poder reinante na Alemanha. Achei o livro interessante e li-o em menos de uma semana. Se quiserem saber mais sobre este senhor, podem dar uma vista de olhos aqui.

"Sonderkommando" é o livro que estou a ler actualmente e que vi há uns tempos recomendado no blog "Coisas da Brigitte". Esta obra, escrita em moldes de entrevista, é um depoimento de um homem judeu, Shlomo Venezia, que se viu forçado a trabalhar no campo de concentração de Auschwitz. Este senhor conta-nos tudo aquilo que viu e viveu enquanto prisioneiro, mostrando-nos o ser humano no seu pior. Apesar de ser chocante sabermos como o Homem pode ser tão mau, recomendo-vos esta leitura. É bastante interessante.

Bom fim-de-semana a todos e, se for o caso, boas leituras

Abraço/beijinhos

18 comentários:

Catwoman disse...

Ainda bem que estás a gostar das leituras :)

Beijinhos e bom fim de semana :)

Brigitte disse...

Ainda bem que seguiste a minha sugestão e espero que estejas a seguir o livro de forma tão intensa tal como eu a segui!!!

O livro é muito interessante e tornou-se ainda mais interessante pelo facto de ter conhecido Shlomo pessoalmente!

Bom fim de semana
:)

Estrela Cadente disse...

Parecem ser bastante interessantes essas dicas literárias!
Um bom fim-de-semana!!!E boas leituras!
Beijinhos.

OnlyMe disse...

Bom fim de semana. Bom descanso e boas leituras!! ;)

Jinhos :)

SolitaFit disse...

Olá!

esses livros não conheço, mas ainda bem que estás a gostar.


Beijos

ઇઉ Aralis ઇઉ disse...

Boas leituras... eu confesso ultimamente é só relatórios que se me passam pelas mãos e campanhas de publicidade... oh well.

Se tiver tempo hei-de ver do que se tratam. Obrigada pela sugestão!

Kath disse...

Pedro, parece-me que esses livros depois vêm fazer uma visita a minha casa, sim? xD

Beijo****

A♥ disse...

Parecem ser ambos bastante interessantes.
Ultimamente os livros que tenho lido estão todos relacionadas com a faculdade... a ver se agora nas férias consigo ter outros tipos de leitura, já sinto falta!
Big Kisses

Li disse...

Estas histórias do tempo dos campos de concentração deixam-me sempre chocada por mais que eu leia ou veja. É horripilante sequer pensar no que lá faziam, quanto mais fazê-lo convencidos de que estavam a combater o mal...terrível mesmo.

Vou registar esses livros para procurar na biblioteca.

:)

bjitos

ZaniNE disse...

E lês as duas versões da mesma história...? Bem pensado, pois claro!

Beijoquinha.

albana disse...

boas dicas! boa leitura!

já vi vários filme sobre esta época e fico sempre horrorizada...não sei se tenho coragem de ler...a leitura é sempre mais intensa para mim...

bjinho
albana

Catwoman disse...

Desafio para ti no meu blog

Beijinhos

Olhos Dourados disse...

Onde se pode adquirir esses livros?

paulofski disse...

Dicas interessantes. Continuação de boas leituras e uma excelente semana.

Abraço

@martasta disse...

Boa semana...

Ultimamente ando longe dos livros! Pode ser que agora com o verão e a praia me dedique.. beijocaaaaaaaaa

Amélia Batista disse...

Engraçado, sabes no sabado passei por aqui e vi que recomendavas o livro Sonderkommando por isso. Este despertou-me a curiosidade e ontem comprei-o. Agora estou anciosa para começar a ler. Depois digo-te se estou a gostar.
Beijinho e boa semana.

Luzia disse...

Acho que não se devem esquecer as atrocidades que foram cometidas nessa época. Mas todo aquele sofrimento, só me deixa imensamente triste pelo facto do ser humano ser capaz de tal coisa, pela capacidade de ser cruel, por demais...Conheço a história, mas, não a esquecendo, prefiro não alimentar os meus sonhos de pesadelos...

Belinha disse...

Olá! Desde já mt Obg pela sua Participação! Em breve publicarei no blog, apenas vou respeitar a ordem pela qual me chegaram as participações. Assim que publique, envio-lhe o merecido selo para colocar aqui se assim desejar.
Bjs e bom fds!