Tenho um amigo que passa a vida a lamentar-se. Ora é isto, ora é aquilo... Enfim, um 'chorão' de primeira. E o que me faz mais confusão é que, em grande parte das vezes, queixa-se de barriga cheia. Além de não valorizar coisas boas, empola situações negativas e ainda cria outras imaginárias...
Sinceramente, não consigo compreender esta forma de viver. Já lhe o disse inúmeras vezes e já o aconselhei a como tentar viver de outra forma. Tentativas infrutíferas! Em qualquer ideia que venha à baila, o pensamento dele é sempre antecipado pelo lado negativo das coisas. É um verdadeiro poço de negatividade. O 'choro' prolonga-se e o cansaço também. Sim, porque ele anda sempre cansado.
Quem o ouve falar, deve pensar que ele anda todo o dia a transportar baldes de massa de um lado para o outro. Mas não! Na maior parte dos dias, trabalha somente umas horitas e sentadinho. No entanto, está sempre muito cansado.
E porquê? Na minha opinião, porque não sabe viver. Em vez de focar-se nas coisas boas que possui e que tem ao seu redor, prefere centrar-se nas menos boas e, pior que isso, muitas vezes criar cenários problemáticos inexistentes.
Já viram a quantidade de energia que é desperdiçada inutilmente e que poderia ser capitalizada de forma bem positiva? Assim, torna-se natural que ande desgastado e pouco feliz com a vida. É um reflexo da relação mente-corpo.

Depois do exemplo particular que referi, falo agora no geral. Fico triste pelas pessoas que têm todas as condições para viverem felizes e não o sabem fazer. E quando falo em viver feliz, não me refiro a não ter problemas. Isso todos temos. Todos. Maiores ou menores. Não devemos é viver focados neles e ser absorvidos por eles.
Obviamente que não é a fingir que não se passa nada que os vamos resolver. Nada disso. Assobiar para o lado é pura idiotice. Devemos ter consciência dos problemas, para, assim, os podermos enfrentar.
Mas é garantido que se tivermos uma atitude positiva e sorrirmos para a vida, vamos buscar forças a todas as coisas boas que nos rodeiam, sejam elas quais forem, independentemente das suas dimensões maiores ou menores. Desta forma, seremos mais felizes e estaremos mais fortes e mais preparados para poder transpor as barreiras que nos surgem pelo caminho. E é tão bom superar obstáculos!
Por sua vez, se nos limitarmos a lamentações e choros perante os problemas, não há crença, confiança e forças. Estaremos fracos e daí não passaremos. As derrotas estão assumidas à priori. Sem sequer ir à luta. E os dias de uma vida pintada a cinzento vão continuar...
Confiança, atitude positiva, boas energias, sorrisos e amor. E sem deixarmos de traçar metas, devemos colocar o foco no que temos, e nos satisfaz, e não no que gostaríamos de ter, e nos deixa insatisfeitos por não termos. É esta a receita para saber viver.
Faço, agora, minhas as palavras de Raul Solnado, recentemente desaparecido, "façam o favor de serem felizes"!
PS - Hoje estiquei-me um bocado! Espero que tenham tido paciência para ler o post até ao final...
Abraço/beijinhos