quinta-feira, 10 de junho de 2010

MUNDIAL A PALPITAR

É já amanhã que começa um dos maiores certames desportivos à escala mundial - senão mesmo o maior.

Como amante de desporto, e muito especialmente de futebol, venho deixar aqui os meus palpites relativamente a este Mundial. Deixo apenas umas breves pinceladas, não explicando a fundo as minhas ideias, uma vez que isso daria um post demasiado extenso.

Vou começar por nós. Mais uma vez, Portugal volta a marcar presença na competição, depois do honroso quarto lugar obtido em 2006. Nesta altura, muitos perguntam: será possível à Selecção Nacional repetir esse bom desempenho?

Utilizo um chavão para iniciar a resposta a esta pergunta: 'não há impossíveis'. Não há mesmo, sobretudo tratando-se de futebol. Porém, num plano mais realista e desprovido de emoções, pelo que me foi dado a observar na fase de qualificação e nos recentes jogos de preparação, estou em crer que será extremamente difícil a Portugal chegar a uma fase tão adiantada da competição, ou até mesmo perto disso. Esta equipa não me empolga, nem sequer me convence.

Como português, espero bem estar enganado nesta minha análise à equipa das 'quinas'. Fico, logicamente, a torcer pelas vitórias lusas, na esperança de ver elevada ao máximo a nossa bandeira.

No que diz respeito aos favoritos a vencer o torneio, considero a Espanha o conjunto mais forte, logo secundado pela Inglaterra. A minha aposta principal recai numa destas duas selecções.


No entanto, existem outras em que também acredito. Numa segunda linha, e à cabeça, coloco o sempre candidato Brasil, seguido por Argentina (onde figura Di María) e Holanda, que, não tendo o mesmo historial dos restantes, pode, na minha óptica, ter uma palavra importante a dizer neste Mundial.


Quanto às tradicionais candidatas Itália e Alemanha, pelo seu poderio e palmarés, não são equipas a menosprezar. Porém, não acredito que atinjam o brilhantismo vencedor que já conseguiram em edições anteriores.

Das habituais potências, falta-me mencionar a França. De todas as selecções que referi (Portugal incluído), os franceses são aqueles que menos me impressionaram. Se a França for a desilusão do Mundial, não fico nada surpreendido.

Mas tudo isto são palpites. Numa competição de curta duração, como um Mundial, nem sempre é o melhor a vencer. Basta um dia 'não' para todas as ambições caírem por terra... Agora, que role a bola, venham as surpresas e... muitos golos!

PS - Deixem os vossos palpites também...


PS 2 - Nem me apercebi que era dia de Portugal quando estava a fazer o post. Só constatei isso quando terminei. A imagem da bandeira nacional foi mera coincidência em relação à data, mas acabou por calhar bem!

Abraço/beijinhos

5 comentários:

Bloguótico disse...

Concordo no essencial, mas o meu palpite para a final será Brasil/Espanha... ou seja, a confirmar-se, Portugal apenas passaria a fase de grupos!!!

Ainda assim, tudo pode acontecer!!! Veremos como corre... e espero estar enganado! :D

Kat disse...

Para mim ganha a Holanda :)

Beijinhos :)

Sarah disse...

Concordo com a Kat, este vai ser o ano da Holanda!

Bolacha disse...

Eu tenho um palpite que a Espanha vai perder o primeiro jogo.. e depois vai perder o primeiro lugar no grupo :I)

BG disse...

A vantagem de comentar tardiamente é mesmo esta: ter razão. Acho que a Inglaterra não vai longe e a Espanha terá algumas dificuldades frente ao Brasil...