terça-feira, 20 de outubro de 2009

OUTONO

Quando o Outono chegou no calendário, estive para fazer um post sobre esta estação. Todavia, resolvi adiar, visto que na prática ainda não estávamos a viver nela.

Longe vão os tempos de criança em que as estações do ano eram rígidas nas características e nos períodos em que ocorriam. Era quase matemático. Agora é bem diferente. As estações do ano misturam-se frequentemente, invadindo o espaço umas das outras.

Desta parece ser de vez. As folhas já caíam, mas só agora o Outono chegou mesmo: as temperaturas de Verão desapareceram e estão a descer gradualmente, o sol foi brilhar para outros locais e o céu cobriu-se de cinzento. Se fosse a minha vontade a ditar leis, o sol ficava mais uns dias... Mas sem exageros, não muitos mais, porque cada estação tem o seu encanto e o Outono também faz falta.

E o que é o Outono para mim? Acima de tudo, é época de aniversários de muitas pessoas que gosto (pais, outros familiares e amigos) e até eu apago as velas nesta estação. Em Novembro, especialmente, é uma catadupa de aniversários.

O Outono é igualmente o período que marca o regresso a hábitos mais caseiros. É tempo de, por exemplo, dedicar-me mais ao blog, de acompanhar com mais frequência os blogs que gosto, e de momentos de anhanço a ver televisão e a comer bolachas! (Falarei, muito em breve, de umas deliciosas!!!)

Mas sabem do que mais gosto no Outono? É delas...

Pois é, as belas das castanhas assadas!Hummmm... Só de pensar...! E, pronto, confesso também que até cruas marcham como se não houvesse amanhã... Adoro castanhas!

Existe, porém, como em quase tudo, o reverso da medalha. O que menos gosto no Outono é dela...

A chuva é mesmo algo que não gosto. Lido melhor com o frio do que com a chuva! Claro que ela faz falta e ainda bem que chove, desde que o S. Pedro dê umas abébias durante o dia. É que a chuva condiciona-me bastante no desempenho de algumas actividades que faço habitualmente. Além disso, a presença chuvosa aumenta o, já de si usual, caos no trânsito de Lisboa!

E vocês? Contem-me. O que mais e menos apreciam no Outono?

Abraço/beijinhos

34 comentários:

Madalena disse...

Eu adoro o Outono, tirando a chuva e os temporais, q não gosto!! Mas tb precisamos de chuva...podia era só chover e haver tempestades durante a noite ;)

Gosto mesmo é do Outono com sol, frio e muitas castanhas...adoro castanhas, então assadas..hummmm :P

beijinhos :)

Brinquinho da cantareira disse...

Agora serás Pedrocas pa mim:):):)
Sabes o que aprecio mais???É fazer o culto do sofá e ver uns filminhos com a chuva a cair:):)
Passear na praia e ver o mar todo VRRRRRRR..
E as castanhas??Hummmmmm que delicia:)
A sexta feira aqui em Vila do Conde háuma senhora que vende aquelas castanhas maravilhosas,que poe no jornal...
Estou com agua na boca:)
E a marmelada cxaseira que as Amigas da minha Mamy me fazem....com aquele cheirinho:):):)

Mas não gosto da chuva e de sair do work com aquela escuridão, parece tudo mais triste:):)
SUUUUUUUrrisinhos para o PEDROCAS, O FÃ DO OUTONO:)

Jujikas disse...

Gosto delas também...muito!!! lol os cheiros, as cores... gosto muito do Outono. beijocas e boa semana!

Olhos Dourados disse...

Gosto das castanhas, não gosto da chuva!

Anónimo disse...

Adoro castanhas!!!! Assadas, cozidas... É do que mais gosto no Outono também. Por outro lado, também gosto da chuva. Tem o seu quê de nostálgica. Mas gosto dela, principalmente, quando estou em casa no quentinho...a comer castanhas. :)
Só tenho pena, como dizes, que agora nunca se saiba quando é Inverno, Verão, Outono e Primavera... Ou faz frio ou calor. Não dá para distinguir as 4 estações.

abraço

Lia disse...

No Outono gosto dos passeios depois de almoço, com um fresquinho mas nada de gelar, gosto das castanhas assadas e do barulho das folhas debaixo dos pés. Gosto de passear na praia e sentir o vento na cara.
Não gosto da chuva e do frio, não gosto dos dias mais pequenos, e não gosto de saber que se aproxima o inverno...

Anónimo disse...

Olha por aqui e embora ainda este fim-de-semana tenha andado de manga curta, hoje já não foi bem assim...chuva, ela voltou e para ficar durante o dia, veremos os próximos. Como uma coisa nunca vem só o frio veio fazer companhia; só como tu, gosto da chuva só mesmo quando estou em casa no quentinho, o frio ainda se aguenta, agora a chuva dispensa-se.

Tal como dizes cada estação tem o seu encanto, mas esta e especialmente este ano ainda tem mais. O boy também faz anos no mês de novembro e sabes, vou nesse fim-de-semana a Portugal para estar com ele e claro não só, a família e amigos =)

Já para não falar no natal, que significa, mal possa vou de malas e bagagens de férias (para a minha própria casa, imagine-se...)para Portugal =)

De resto, não gosto de castanhas, logo essa parte passa-me completamente à parte, tirando os petiscos feitos em casa com elas, aceito a companhia mas não as como LOL

Fica bem
Besos*

Indecisa disse...

Eu adoro sentir que o tempo está a ficar mais fresquinho... usar uns casaquinhos de meia-estação e ir ver o mar um bocadinho mais mexido :D

do melhor para mim :D

bjinhoooo

Kat disse...

Tambem gosto das castanhas, cruas principalmente :)

Gosto do cheiro a terra molhada com as primeiras chuvas...

Não gosto do frio e ter que andar toda encasacada..

Gosto de Novembro.. não gosto do natal ( mas isso é ja no inverno :D)

Beijinhos :)

Anónimo disse...

O que menos aprecio no Outono são dias como o de hoje. Aqui para os meus lados parece que vai acontecer um dilúvio. :-D Mas o pior mesmo é o frio, mais do que a chuva. O deixar para trás a roupa, os sapatos e os dias leves do verão.

E o melhor... é uma boa altura para pôr os filmes em dia. Durante o verão nao me apetece ir ao cinema ou alugar DVD's para assistir à noite, mas no Outono começa a apetecer tapar com uma manta, fazer umas pipocas e ver um bom filme!

Ass.: Branca de neve! lolol

No Reino do Infinito disse...

Apesar de me considerar uma criatura do Verão, as outras estações têm lá o seu encanto, se bem que do Inverno quase não lhe encontro nenhum.
Falando do Outono e também em comum com as outras, aprecio o cheiro que existe no ar, a terra molhada por exemplo, que adoro!
Também adoro as castanhas, de preferência cruas apesar da trabalheira que dão a descascar, também os meus Pais fazem os dois aniversário no Outono, a minha Mãe fez no dia 19 e o meu Pai faz-te companhia em Novembro, dia 10.
Gosto sobretudo das comidas mais quentinhas e aconchegantes que vem com a estação e que nos aquecem por dentro e de ouvir a chuva a cair lá fora, estando eu de preferência deitada, de pijama com um cobertor enorme em cima!
Mas quem me tira o meu Sol e o meu calorzinho, tira-me tudo!

Beijocas

Anónimo disse...

No outono adoro as cores vivas k as arvores adoptam, adoro saltar para cima de um monte de folhas secas e ouvi-las a estalar :):):):)

Detesto o frio que se faz sentir, a chuva e os condutores de "domingo" que com chuva não sabem manter uma condução minimamente constante bahhhh.

CarlaSofia disse...

Adoro o Outono! É a minha estação preferida, aliás o meu aniversário é no Outono, talvez por isso me identifique tanto com esta estação.
Gosto das cores, sobretudo das cores do bosque nesta altura do ano, gosto da mantinha e do sofá, dos finais de tarde frescos, das manhãs cristalinas e das gotas de orvalho nas teias de aranha, das castanhas assadas, dos bonés e chapéus e tecidos com xadrez, do chá de jasmin e de lúcia lima com biscoitos, das tardes a pintar, dos passeios ao ar livre e sentir a aragem fresca do mar, enfim, do Outono eu gosto mesmo de tudo!
beijinhos para o meu Pedrito!

Gi disse...

Gosto da cor dourada das árvores, gosto do cheiro das castanhas, gosto das próprias castanhas, gosto de dias de sol, mesmo que um pouco frios.
Não é a minha estação preferida, de facto.

Only Words disse...

Sinceramente não gosto do Outono. Fico triste, ando com a neura. E não me perguntes porquê!? Claro que gosto de castanhas assadas, mas prefiro geladinhos ;) Mas desengane-se quem pensa que gosto do Verão. Eu gosto mesmo é da Primavera ;)

S* disse...

Hum... castanhas... chá quente... bolo caseiro...

João disse...

Outono é uma boa estaçao do ano para ficar o dia todo em casa a ver o resto da malta apanhar chuva na pinha ehehe

A parte das castanhas nao é má, claro está!

Abraço

Sofia disse...

A chuva é o q mais me arrelia mesmo... Deixo de poder fazeras minhas caminhadas qd me dá na veneta! O q mais gosto é q me sabe bem ficar em casa a dedicartempo a mim mesma...
Enrolada no sofa ou na cama a ver filmes, a ver as minhas series favoritas, voltar a ler os meus queridos livros e ouvir a chuva a cair lá fora quase me embala... Dedicar 1 bocadinho mais de tempo á net e afins lol... Voltar a fazer as minhas bijuterias...Em suma regresso a casa e aos meus habitos lol, no verºao so venho a casa dormir!!! Adoro o cair da folha... O cheiro das castanhas assadas no ar... As festas q se fazem com a desculpa das castanhadas!!! ;)
Enfim... Tanta coisa boa!
Beijinhos

Who?... Me?... disse...

Chuva, sofa, mantinha, jazz, cha de menta, biscoitos recheados de marmelada e mergulhados em chocolate e uma boa companhia... :)

Green Eyes disse...

Eu gosto de todas as estações, depende dos meus dias.

Mas e acho que, por aqui, sou a única, que gosta de chuva! O Outono lembra-me de quando era mais nova (iogurte ainda dentro do prazo...) em que me descalçava e ia chapinhar à chuva, agora ainda o faço, mas se ninguém estiver a ver :)

Adoro castanhas, nozes e etc. e tal :)

bjs

JS disse...

Eu descobri umas bolachas horrendas no Pingo Doce, o raio das bolachas são rascas mas eu adoroooo!!!!

Quanto às castanhas...já salivo!!!


Um abraço*

Amélia Batista disse...

Eu adoro o outono. As castanhas... as nozes... a batata doce...
Venha ele cá o esperamos.

Amélia Batista disse...

Eu adoro o outono. As castanhas... as nozes... a batata doce...
Venha ele cá o esperamos.

Bloguótico disse...

O que mais aprecio são mesmo as castanhas...

... o que menos aprecio é ter de descascá-las para as comer! LOL

Carla disse...

Qualquer dia nem há Outono...

bj

Nirvana disse...

O Outono tem o seu encanto, mas eu gosto é do Verão :)

Não gosto do frio, excepto se estiver dentro de casa quentinha e o frio estiver lá fora.
Não gosto de dias em que às 18h já está noite.
Não gosto de chuva dias e dias seguidos, em que mal se pode sair à rua.
Não gosto de ter de comprar dezenas de guarda-chuvas porque os perco todos.
Não gosto de ter de parar com os jogos de voleibol na praia.
Não gosto de ter de vestir camisolas e casacos, e mais casacos.
Não gosto de gostar de ficar no sofá a ler ou ver televisão e comer bolachas, bolinhos, biscoitos e outras coisas assim. Eu até gosto, a D. Balança é que não gosta nada :(

Gosto do Verão de S. Martinho :), se bem que provavelmente também vai mudar de data uma vez que o Outono está atrasado.
Gosto que chova a potes lá fora e eu em casa, bem instalada no sofá, com uma chávena de chá ou chocolate quente.
Como o tempo passado em casa é mais, ponho os livros em dia.
Gosto de comer gelados quando está mesmo muito frio lá fora.
Gosto das manhãs de sábado, em que vou até à praia e não está lá ninguém... mas lá está, se não chover a potes.
Gosto de castanhas assadas (bom aspecto essas ;)), às vezes acompanhadas com um cálicezito de jeropiga ou ginjinha :). Descascá-las é a parte pior porque fico com comichão no nariz sempre que as descasco.

Gosto muito que a seguir venha o Inverno, para chegar a Primavera e o Verão!

Beijinhos

ઇઉ Aralis ઇઉ disse...

CASTANHAS!!!!!! Que saudades tenho dessa delicia! Amo! Cozidas com canela e erva doce, assadas, com porco no forno sei lá! uhm
Adoro o Outono e o Inverno se bem te lembras, até a chuva, que até me faz lembrar uma noite peculiar..... Adoro tudo nestas estações, só desgosto é das pessoas que acham que têm de levar carro para andar 3 metros e empacam o trânsito.. só isso.

Beijo!

Anuska disse...

Vou-te responder no meu blogue :-)

Girstie disse...

Está chuva de Inerno é o que é. Só não está taaanto frio.

Eu tb do Outono gosto das castanhas.

Hoje apanhei chuva para o ano inteiro!

beijos

xxxx disse...

Como sou bastante preguiçosa com este tempo adoro ficar em casa sem fazer nada. O k menos gosto é esta chuva horrível (acho Que só devia chover nas hortas) e das castanhas...
beijoca

Neka disse...

Gosto de castanhas, gosto das festas da água-pé nas terrinhas aqui à volta, gosto do tempo fresco, de usar luvas e cachecóis.
Não gosto de muita chuva, de andar com os pés molhados, de quando a lareira deita o fumo para dentro de casa.

Gosto de pensar que vem ai o Natal :D

E a minha maninha também faz anos agora em Novembro

albana disse...

eu alinho contigo nas castanhas, cozidas, assadas, fritas...marcham de qq maneira...o que menos gosto nem é da chuva, é do chapeu de chuva...detesto andar com chapeu de chuva!

bjinho
albana

morana disse...

Chuva? Qual Chuva? essas pingitas aí na foto do retrovisor, perto da banhada que apanhei ontem quando saí do estádio de futebol, não são nada meu caro! :) Mas caos não é só aí na cidade das 7 colinas. Cá pela Invicta tb é o caos qdo chove. Parece que toda a gente fica meia taralhouca! Ah! e tb adoro castanhas, mas ainda adoro mais quem mas descasque (devo ter qualquer coisa aparentada com a Carolina Patrocínio!) :) :) :)

Spirit disse...

Eu D-E-T-E-S-T-O o Outono e o Inverno :(

Não encontro, em nenhuma das estações, algo de positivo a dizer... já coisas negativas encontro imensas: dias escuros, pessoas mal encaradas e deprimidas, horas de filas de trânsito, humidade, chuva, vento frio, sinusite e renite alérgicas em alta, dores nas articulações e ossos... uma infinidade de coisas "más". Nem o Natal se safa já que para mim é uma época hipocrita e de consumismo alarmante.

:(

Mal posso esperar pela Primavera!