terça-feira, 13 de outubro de 2009

SABER VIVER

Tenho um amigo que passa a vida a lamentar-se. Ora é isto, ora é aquilo... Enfim, um 'chorão' de primeira. E o que me faz mais confusão é que, em grande parte das vezes, queixa-se de barriga cheia. Além de não valorizar coisas boas, empola situações negativas e ainda cria outras imaginárias...

Sinceramente, não consigo compreender esta forma de viver. Já lhe o disse inúmeras vezes e já o aconselhei a como tentar viver de outra forma. Tentativas infrutíferas! Em qualquer ideia que venha à baila, o pensamento dele é sempre antecipado pelo lado negativo das coisas. É um verdadeiro poço de negatividade. O 'choro' prolonga-se e o cansaço também. Sim, porque ele anda sempre cansado.

Quem o ouve falar, deve pensar que ele anda todo o dia a transportar baldes de massa de um lado para o outro. Mas não! Na maior parte dos dias, trabalha somente umas horitas e sentadinho. No entanto, está sempre muito cansado.

E porquê? Na minha opinião, porque não sabe viver. Em vez de focar-se nas coisas boas que possui e que tem ao seu redor, prefere centrar-se nas menos boas e, pior que isso, muitas vezes criar cenários problemáticos inexistentes.

Já viram a quantidade de energia que é desperdiçada inutilmente e que poderia ser capitalizada de forma bem positiva? Assim, torna-se natural que ande desgastado e pouco feliz com a vida. É um reflexo da relação mente-corpo.

Depois do exemplo particular que referi, falo agora no geral. Fico triste pelas pessoas que têm todas as condições para viverem felizes e não o sabem fazer. E quando falo em viver feliz, não me refiro a não ter problemas. Isso todos temos. Todos. Maiores ou menores. Não devemos é viver focados neles e ser absorvidos por eles.

Obviamente que não é a fingir que não se passa nada que os vamos resolver. Nada disso. Assobiar para o lado é pura idiotice. Devemos ter consciência dos problemas, para, assim, os podermos enfrentar.

Mas é garantido que se tivermos uma atitude positiva e sorrirmos para a vida, vamos buscar forças a todas as coisas boas que nos rodeiam, sejam elas quais forem, independentemente das suas dimensões maiores ou menores. Desta forma, seremos mais felizes e estaremos mais fortes e mais preparados para poder transpor as barreiras que nos surgem pelo caminho. E é tão bom superar obstáculos!

Por sua vez, se nos limitarmos a lamentações e choros perante os problemas, não há crença, confiança e forças. Estaremos fracos e daí não passaremos. As derrotas estão assumidas à priori. Sem sequer ir à luta. E os dias de uma vida pintada a cinzento vão continuar...

Confiança, atitude positiva, boas energias, sorrisos e amor. E sem deixarmos de traçar metas, devemos colocar o foco no que temos, e nos satisfaz, e não no que gostaríamos de ter, e nos deixa insatisfeitos por não termos. É esta a receita para saber viver.

Faço, agora, minhas as palavras de Raul Solnado, recentemente desaparecido, "façam o favor de serem felizes"!

PS - Hoje estiquei-me um bocado! Espero que tenham tido paciência para ler o post até ao final...

Abraço/beijinhos

25 comentários:

Anónimo disse...

Nem sempre é assim tão simples como apregoas, mas...

S* disse...

As pessoas têm de ser positivas... com negativismo nao chegam la!

Anónimo disse...

Os pensamentos negativos só trazem más energias, não é que eu seja uma especialista nessas coisas, que não o sou...mas que é verdade é.
Pensamentos positivos, e sorriso na cara, acaba por trazer momentos melhores e mais proveitosos. Claro que toda gente tem os seus momentos de péssimismo, mas sempre!!??!? é mesmo de não querer que as coisas corram bem...

Fica bem =P
Bos sorte com o curso =)
Hasta luego, Besos*

Catwoman disse...

Li tudinho até ao fim :)

O curso anda mesmo a fazer-te muito bem!!!

Beijinhos :)

Jujikas disse...

Cheguei a meio e li o fim... LOL estou a brincar. Também tenho uma amiga assim, queixa-se de tudo e de nada e tem uma vida de rainha. Enfim haja paciencia! Eu no meu caso sou muito negativa mas ja não me queixo, porque não é a me queixar que as coisas acontecem. Beijocas!

albana disse...

li até ao fim...e concordo completamente com o que dizes, problemas todos têm, mas eles não se resolvem com lamentações!

e esse teu amigo, o grande problema dele, deve ser, tem pouco trabalho... não ter nada para fazer é muuuiiito cansativo!!!

bjinho
albana

Lia disse...

a vida só anda para a frente com pensamento positivo! Ás vezes é dificil, mas eu não tenho grande paciencia para pessoas que têm penas delas próprias...

Carla disse...

Sabes que nem sempre é fácil ter essas postura na vida...deveria ser aquela que deveríamos ter sempre,mas olha que por vezes é complicado, muito complicado...e olha que vejo as coisas sempre pelo lado positivo...ou pelo menos tento...

bj grande

Bloguótico disse...

O mote do Solnado é um bom mote... mas nem sempre possível de pôr em prática!! Tentemos, pelo menos! :D

Nirvana disse...

Depois de ler até ao fim...posso assinar por baixo? Todos temos problemas, muitas vezes a vida não é fácil, algumas porque nós próprios a complicamos. O que resolvemos com uma atitude pessimista? Nada. Pelo contrário, cada vez aumentamos mais os problemas. A vida é curta demais para isso.
Penso que algumas pessoas pensam que a felicidade é algo transcendente, um estado de euforia constante, e procuram essa felicidade sem se darem conta das coisas que os rodeiam, que os podem fazer felizes. Procuram o que não têm, muitas vezes nem sabem o quê, e não vêem o que têm.
Bjks

João disse...

Decerto que qualquer pessoa tem consciência que é preciso fazer um esforço para se estar bem com a vida e pôr um sorriso na cara, mas também é verdade que por vezes é muito dificil mudar...

Brigitte disse...

Há pessoas negativas por natureza, eu conheço umas quantas, que acabam até por serem cinzentas.....

Tens um desafio lá pelas coisas...

:)

Olhos Dourados disse...

Negativismo atrai ainda mais negativismo!

Erica disse...

Pedro,

Eu sou o exemplo vivo de uma pessoa com problemas pode enfrenta los com sorriso boa disposição e positivismo... no entanto... nem toda agente é assim.... e não é facil o ser... E também te digo... ha situações em que certas pessoas não tem mesmo por onde se virar...e há momentos da vida em que por muito que se quer pouco se consegue...

Quanto ao teu amigo... faz me lembrar uma conhecida minha em que lhe foram supostamente diagnosticado ha 3 anos atras 3 doenças graves e em que apenas teria 2 anos de vida...ou a melhor foi quando estava gravida de 5 meses e lhe rebentaram as águas e o hospital a teria mandando para casa , apontando o dedo a incompentencia daquele hospital... grandes mentiras, lamurias, necessidade de criticar os outros... por não se aceitarem a si mesmo!

Madalena disse...

Olha...parece q temos "amigos" iguais loll ...vê:

http://madalenamo.blogspot.com/2009/07/r_22.html

Li tudinho ;)

beijinhos

Gi disse...

Viver não custa, o que custa é saber viver.

No Reino do Infinito disse...

PB, tens toda a razão. Escolhi simplesmente evitar ouvir queixumes e lamentos, não tenho paciência, faz-me mal e fico cheia de energia negativa a tentar colocar um pouco de optimismo em quem não quer ser ajudado. Não me considero uma má pessoa apenas tenho o direito de me relacionar com quem me faz feliz e não comquem deciciu que a vida não presta para essas pessoas. Todos temos o poder de ver o lado positivo de qualquer situação,por pior que ela seja! Acredito que seja mesmo uma escolha!

Bem escrito, li tudinho!

Beijocas ;)

Green Eyes disse...

E tudo seria mais fácil se assim fosse...
Mas eu penso sempre que o que eu acho uma "bela vida" na perspectiva do outro pode não o ser. Ou como se costuma dizer a intensidade da dor é como cada um a sente...

Mas é bom que tenhas essa atitude perante a vida :)

bj
escreveste muito? Nem dei por isso ;)

Anuska disse...

Concordo, nem sempre é fácil mas as lamentações não resolvem absolutamente nada!

Brinquinho da cantareira disse...

Bagacinho hoje estavas inspirado..isso quer dizer que é um assunto que te faz falar ..falar...falar:)
Por acaso irrita-me o negativsimo, e acho que se tem de lutar para sair do fundo...
O meu lema é SOLO SE VIVE UNA VEZ:)
E temos que fazer por isso...

SUUUUUUUUUUUrrisinhos positivos pa ti:)

Anónimo disse...

Ver o copo meio cheio. É uma ideia :)

gaivota disse...

Eu concordo contigo, nem sempre é fácil mas temos que ser sempre positivos.
Beijos

DL disse...

é isso boleirão , concordo ctg. Pensamento positivo e mt mt mt boleiragem lolol
abraço

Amélia Batista disse...

Conhece muita gente assim. Que e queixam de barriga cheia. Se soubessem de facto o que ter problemas de verdade talvez olhassem a vida com outros olhos.
Beijinho

paulofski disse...

Concordo plenamente com a tua opinião. Um espirito positivo, mentalidade fresca e prá frentex é que é o caminho.