quarta-feira, 30 de junho de 2010

CRAQUE MAS NÃO SUPER-HOMEM!

Se me perguntarem se esperava mais da prestação de Cristiano Ronaldo no Mundial, mentiria se dissesse que não. No entanto, na minha opinião, acho injusto que se queira fazer do craque português o responsável máximo pelo desempenho menos conseguido da Selecção Nacional.

Esperava mais de Ronaldo, mas acho que a estratégia da equipa nos jogos frente a Costa do Marfim, Brasil e Espanha, não beneficiou a 'estrela' da companhia lusitana. Acho, inclusivamente, que Portugal não aproveitou devidamente o poder de explosão e o talento daquele que, para mim, é o melhor jogador do Mundo.

Ronaldo é o jogador mais completo do universo do futebol: tem técnica, velocidade, força, remata bem com os dois pés, é forte na bola parada e no jogo aéreo. Pode não ser o melhor em todos estes capítulos, mas é forte em todos e o número um em alguns...

Pergunto se algum jogador - seja ele quem for (Messi incluído) - que ficasse na frente de uma equipa, na maior parte das vezes, bastante desapoiado, ou até mesmo sozinho, com 50 metros para correr, estaria no contexto ideal para brilhar? Evidentemente que não.

Nos clubes, Manchester United e Real Madrid, Ronaldo faz golos atrás de golos. Na Selecção, não! Porquê? Tratando-se do mesmo jogador e da mesma pessoa, a explicação só pode ser dada pela forma de jogar do colectivo. Se uma equipa jogar para ele, Cristiano Ronaldo explode e resolve no último terço do campo. Agora pedir-lhe para, constantemente, correr meio campo e resolver sozinho... Não há Super-Homens e desporto individual é o ténis, por exemplo!

Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo. E é português. Orgulhemo-nos disso. E que a Selecção Nacional aproveite o seu talento futuramente...

PS - Foto da autoria de Hugo Santos


Abraço/beijinhos

7 comentários:

Bolacha disse...

Sim, culpabilizar um jogador pelas opções tácticas tomadas por um treinador é certamente injusto.

Por alguma razão os melhores jogadores da selecção foram jogadores com características defensivas... algo que não era pedido ao Ronaldo!

BG disse...

A russa esqueceu-se do chantily nas orelhas do rapaz...

Grande Ronaldo, esperemos que continues a fazer estragos mas com a boca bem fechadinha ;)

Sete disse...

Exactamente, gostava de ver se em vez do Torres estivesse jogado o Ronaldo pela Espanha, acredito que tivesse sido mais bem aproveitado.
No que diz respeito a opções tácticas e motivação psicológica da Selecção, acho que vamos ter de esperar ansiosamente pelo "Special One"

Paulo disse...

Esse eterno problema... o estrelato... o falar de mais...
Concordo com o artigo, mas alguem elevou a fasquia do ronaldo, e eu sei quem foi....
Vou explodir... enfim...
Caladinho e hoje estariamos bem menos corrosivos com ele....

Zétó disse...

Sou fã do Cristiano Ronaldo! Mesmo fã! Acho que realmente tem atributos excepcionais e únicos que fazem dele um dos melhores jogadores do Mundo, para não dizer o melhor...

Mas (há sempre um mas...) a sua postura actualmente não me agrada, pois como capitão da selecção, tem de mostrar mais humildade, e de refrear algumas atitudes irreflectidas, dentro e fora do campo. Compreendo que queira dar nas vistas, mas não o pode fazer a todo o custo e ainda por cima pelas piores razões... (cuspir em direcção à câmara, eximir-se a explicações no final do jogo e virar as costas aos jornalistas, querer assumir todos os livres e remates durante o jogo, refilar com tudo e com todos..., etc...) Acredito que a braçadeira lhe faça mal, i. e., que acuse o excesso de responsabilidade, e quanto a mim, apesar de ser um excelente jogador, é um mediano capitão!

Continuo a apoiá-lo e acho que em 1º lugar deve ser responsabilizado o treinador, mas tb acho que o Cristiano deve repensar a sua atitude... se quiser voltar a ser considerado quase unanimemente o melhor do Mundo, pois para que isso aconteça não basta jogar bem...

Hugo Santos disse...

Ninguém pode dizer que o Cristiano não é dos melhores do mundo. Tem um talento inegável, mas se é o melhor ou não isso já é muito, mas mesmo muito subjectivo. O Pedro que já me conhece já sabe como avalio um jogador ou treinador e sabe que não adianta ter uns pés de ouro se tem uma cabeça de minhoca! Não colocava sobre ele a esperança de que carregasse com a Selecção às costas, nem tão pouco achava que fosse brilhar ao mais alto nível. O que "exigia" enquanto português era atitude e respeito pelos adeptos mas até mesmo pelos colegas de equipa. Uma vez que alguém lhe atribuiu a braçadeira de capitão era imperativo e totalmente obrigatório que para além dos pés de ouro fosse MINIMAMENTE respeitador e honrado. António Simões falou bem, Queiroz falou bem, Figo falou bem entre muitas outras figuras que simplesmente apontaram a Ronaldo não as falhas do seu jogo, mas a atitude enquanto Homem. Quanto à defesa posterior do "minino" por parte do Sr. José Mourinho, já nada é de espantar num treinador também ele sem escrúpulos que tal como Ronaldo não olha a meio para atingir os fins. Em termos mentais já sabemos como Mourinho também funciona e enquanto Ronaldo for jogador dele tudo há-de fazer para o cativar e incentivar até mesmo quando se está profundamente errado.
Em jeito final só quero agradecer à Selecção por tudo o que conseguiu fazer no Mundial. Talvez tenha sido pouco para alguns, mas eu não fui daqueles que coloquei a fasquia tão elevada.

PB disse...

Hugo e Zé-Tó: Concordo que Ronaldo não tem perfil para ser capitão da Selecção, até pela idade, mas no post apenas me referi ao aspecto meramente desportivo dentro das quatro linhas, pois ouvi várias pessoas baterem nele, quando ele é um jogador dentro de uma equipa. Hugo, não concordo com o que dizes acerca de Mourinho, mas sobre isso já falámos antes! ;)

Abraço a todos