terça-feira, 15 de junho de 2010

(FALTA DE) ARTE E ENGENHO...

Disse, aqui, na passada semana que a Selecção Nacional não me empolgava nem me convencia. Depois do jogo de hoje, creio que é fácil a todos os que me lêem perceberem o porquê!

A entrada lusa no Mundial quedou-se por um nulo, diante da Costa do Marfim. Mas, para mim, pior que o resultado - que algumas vezes é resultante de uma bola bater no poste ou entrar - , foi a exibição da equipa. Na minha óptica, o conjunto português mostrou pouca qualidade de jogo, evidenciando, igualmente, excessivo conformismo e falta de ambição.

O empate não é sempre um mau resultado, mas, a meu ver, só é aceitável em jogos onde não se consegue vencer. Neste caso, penso que Portugal contentou-se demasiadamente com o empate, quando podia perfeitamente ter alcançado um desfecho mais agradável. Quem tem medo, fica em casa...!

Falar-se da postura defensiva do adversário não me parece, igualmente, correcto. Primeiro, porque essa tendência não me pareceu assim tão vincada; depois, porque qualquer equipa tem legitimidade para usar a estratégia legal que bem entender para atingir os seus objectivos, cabendo ao opositor encontrar soluções para contrariar esse estilo de jogo.

Faltou arte. Faltou engenho. A arte e o engenho que já Luís de Camões mencionava nos Lusíadas, relacionadas com o tempo dos Descobrimentos. A esses navegadores sobejava-lhes, a estes 'navegadores' faltou-lhes...

Mas nada está perdido. Venha o próximo jogo, e que se mantenha o verde da esperança e o vermelho da paixão!

PS - Foto de Fábio Coentrão, melhor português em campo na minha opinião, da autoria do meu amigo Hugo Santos

Abraço/beijinhos

4 comentários:

Kat disse...

Assino por baixo.. nem tenho mais palavras..

BG disse...

É só rir. O que mais interessa neste momento é analisar os critérios da FIFA, sobre o Drogba. Os jogoadores Portugueses correram risco de vida por causa da brasadeira de protecção do Drogba. Acho que foi o mais marcante neste jogo...

Bolacha disse...

Foi um jogo muito fraco sem duvida... dentro do melhor do Carlos Queiroz, sim porque é difícil melhor que isto com o Queiroz como treinados..

Nirvana disse...

Eu sou das que acredita até ao fim. Não é a nossa melhor selecção dos últimos tempos, mas é a que está lá.
Nada está perdido!
Beijinhos :)