domingo, 11 de julho de 2010

POLVO FIÁVEL!

Afinal, o famoso polvo Paul é mesmo de confiança. Tal como o algodão, ele também não se enganou: a Espanha foi mesmo vencedora do Mundial.

Mas não foi apenas o Paul a confiar em 'nuestros hermanos'. Também eu sempre considerei, inclusivamente aqui, a Espanha como a equipa mais forte da competição.

Nestas provas curtas, nem sempre pode ser a melhor equipa a ganhar. Um dia de azar pode deitar tudo a perder, sem margem para recuperação. Neste caso, acabou mesmo por triunfar o melhor conjunto.

Mesmo quando perderam no jogo inicial, com a Suíça, o nível exibicional dos espanhóis foi elevado. Como não sou resultadista e analiso mais a qualidade das equipas - às vezes os resultados devem-se a sorte ou azar -, não mudei em nada a minha opinião sobre a Espanha nessa altura. Confirmou-se!

É verdade que os espanhóis foram ganhando por magros 1-0, mas não é menos verdade que o nível de jogo apresentado justificava números mais amplos. Aliás, o jogo frente a Portugal é disso um exemplo, se bem se recordam...

Não tenho nenhuma simpatia especial pelos espanhóis, mas, como amante de futebol, fico satisfeito por ver Casillas erguer a Taça.

A Espanha, além de ser um verdadeiro colectivo que joga em bloco, defende bem e sabe trocar a bola como nenhuma outra selecção. O futebol apoiado dos espanhóis, em ataque organizado, com a bola a circular entre as suas unidade, chega a ser asfixiante para os adversários. É um regalo para os olhos!

Para concluir, devo acrescentar que este Mundial trouxe a vitória do futebol positivo. Assim dá gosto! Espanha, Holanda e Alemanha jogaram para a frente e foram premiadas com uma longa estadia na África do Sul. Quem só quis defender, regressou a casa mais cedo. "Quem não arrisca, não pestisca"! Foi justo.

PS - Foto da autoria de Hugo Santos

Abraço/beijinhos

4 comentários:

Bloguótico disse...

Neste caso, quase arriscaria dizer que não é preciso ser-se polvo para adivinhar! Também "ali" tinha palpitado a Espanha como finalista, apenas fracassei no adversário! Não sei se foi a melhor equipa da competição, quanto a mim não foi! Acontece foi que a Alemanha teve o azar de apanhar uma Espanha forte nas meias-finais... de contrário acredito que a festa seria alemã!
No meio disto tudo, a vitória espanhola é bem vista pelo Queirós... sempre pode dizer que fomos eliminados nos oitavos por aquela que veio a ser a campeã do torneio! :D

Lais Castro disse...

Bem dito! Viva a Espanha!

Bolacha disse...

Ajuda sempre ter na equipa base jogadores chaves que já jogam juntos no Barcelona há muito tempo.
Parece-me a mim que a Espanha a este nível está cá para ficar! Será que eles também tem que agradecer ao Guardiola por todo o trabalho feito com estes jogadores (Xavi, Iniesta, Puyol, Pique, Busquets, Pedro) sem duvida teve aqui um papel fundamental.

Spirit disse...

Gosto muito de polvo... à lagareiro! ;)