terça-feira, 19 de janeiro de 2010

'EGOÍSMO' POSITIVO...

"Espero poder fazer rir, reflectir e até ajudar, se possível, de alguma forma quem me lê". Esta é uma das frases que digo na descrição do meu blog.

E hoje senti uma alegria imensa, fruto de um comentário que recebi de uma pessoa totalmente desconhecida, num post já antigo, na categoria 'para reflectir'.

Disse-me ele que o link daquele meu post lhe foi enviado por uma amiga dele e que ele, ao lê-lo, se sentiu menos triste com a situação que está a viver e da qual, pelos vistos, eu falei naquele post.

Caro 'amigo', se te sentiste um pouco melhor ao ler-me, digo-te que, após ler o teu comentário, também eu me senti bastante melhor. De forma indirecta, consegui, talvez, minimizar um pouco o teu sofrimento. Isso alegra-me por ti e por mim, dentro do meu 'egoísmo' positivo!

Sim, porque ajudar os outros pode ter o seu quê de 'egoísmo'! A sério. Não são só os ajudados que se sentem melhor, visto que quem ajuda também se sente mais feliz. Se as pessoas altruístas não se sentissem felizes olhando a terceiros, provavelmente não estariam tão disponíveis para os outros. Mas é ajudando os demais que se sentem bem e é assim que são felizes. É mais um lado 'egoísta' do ser humano. Mas, neste caso, um 'egoísmo' positivo!

A ti, 'amigo', força nessa luta e, tal como todos os que vêm por bem, serás sempre recebido com agrado aqui no meu tasco.

Abraço/beijinhos

11 comentários:

Kat disse...

Que bom Pedro :)

Quando se ajuda uma pessoa ajudamo-nos a nós proprios, porque nos sentimos felizes. E tu, nem que seja nos posts para rir, tenho a certeza que já ajudaste muita gente.. a mim já com toda a certeza, às vezes uma gargalhada aqui no tasco é um balsamo..

Beijinhos :)

Mi disse...

Isto é interessante... Ainda hoje estive a falar com a minha mãe sobre o bem que os pais fazem aos filhos.
Mais especificamente, debatíamos se os progenitores o faziam para que os filhos fossem felizes ou se para sentirem que cumpriram bem o seu dever, logo, para se sentirem eles bem.
Bom, acho que é sempre uma mistura dos dois. No entanto, acho que o verdadeiro e puro altruísmo não é fazer bem aos outros pensando que assim nos sentiremos felizes; este retorno é o bónus que recebemos.

(O teu blogue ajuda, sim - objectivo alcançado!)

Carla disse...

É bom quando fazemos algo por alguém mesmo que seja inconscientemente !

bj aos dois...pois de certeza que ele aparecerá mais vezes

Nirvana disse...

Nunca lhe ti nha chamado egoísmo positivo, mesmo com aspas! Mas o que conta mesmo é o que significa. Ajudar alguém. E se ajudamos quem conhecemos, o que até é muitas vezes fácil, "receber" isso, assim, sem contar, por algo que nem fizemos com essa intenção, deve ser muito bom mesmo.
O teu blog é daqueles "para cima", não sabias?
Beijinhos

Anónimo disse...

É por isso que eu acho que o voluntariado, por exemplo, não é uma coisa assim tão altruísta. Quem dá também está a receber e muito. E acho que cada vez que ajudamos os outros de alguma forma, seja com acções ou palavras, ficamos também nós a sentir-nos um pouquinho melhores. Eu gosto!

Salto-Alto disse...

Fico muito contente por ti! É sempre muito bom quando isso acontece! Apercebemo-nos que se calhar até fizemos a diferença no dia de alguém. E tu, sem dúvida, fizeste uma grande diferença!

Paulo disse...

É verdade que apareço, ainda ha pessoas que fazem por fazer o bem, e isso é sem duvida um total preenchimento do "ego" de quem quer de facto ajudar sem nada receber.
Aquele bagacinho, é sempre bom de beber.....

' Claudjinha disse...

devias ler isto

http://ahotclick.blogspot.com/2009/11/o-egoismo-do-altruismo.html

é verdade, uma das maiores alegrias que um blogger pode ter é saber que tem algum tipo de impacto nos leitores...sobretudo se for positiva. é para isso que cá estamos. e queremos obter feedback! quem melhor do que um blogger como tu para entender isso? :)

Erica disse...

E quem faz publicidade quem??? rsrs
Vou começar a cobrar... rsrs

Bloguótico disse...

"EGOÍSTA"!!!!!!!! LOOL
É por isso que aprecio esse lado (bom) da blogosfera! :D

Amélia Batista disse...

Agora também o teu texto me deu que pensar. È de facto verdade que nos sentimos tão bem quando ajudamos os outros, porque será? Ès capaz de ter razão quando usas as palavras egoismo positivo. Nunca tinha pensado nisso mas... não será que tens razão!?
Beijinho e obrigado por me teres deixado a reflectir no assunto.