domingo, 10 de janeiro de 2010

QUE GRANDE REVIRAVOLTA...

Depois de um fim-de-semana de interregno, este domingo foi dia de regresso aos jogos de futebol. Todos os desafios me sabem bem, visto que adoro este desporto, mas o de hoje teve um sabor especial.

A minha equipa esteve grande parte do jogo em clara desvantagem no marcador e os níveis anímicos já estavam a quebrar. A derrota pairava no ar...

No entanto, a obtenção de um golo serviu de tónico psicológico para uma recuperação extraordinária. A alma encheu-se de crença, os corpos ganharam nova garra e, no derradeiro quarto de hora, operarámos uma reviravolta assinalável e ganhámos. Como se diz na gíria, foram, claramente, "15 minutos à Benfica"!!!

E o exemplo deste jogo, pode aplicar-se a muitas situações na vida. Com crença, e sem nunca 'atirar a toalha ao chão', podemos conseguir alcançar alguns objectivos que parecem distantes de concretizar... Não todos, mas pelo menos aqueles que dependem mais da nossa acção directa.

Mas nem tudo foi de registo positivo na partida de hoje. Seja na prática de qualquer modalidade desportiva ou de um mero jogo de berlinde, há sempre duas palavras associadas ao jogo: vitória ou derrota.

Quem entra num jogo sujeita-se, por isso, a um desaire. E quando se perde, é muito feio procurar retirar mérito a quem ganha. Ainda para mais, quando não está nada em jogo além de um simples divertimento. Um Kompensan talvez ajude no combate à azia!!!

A diversão é o mais importante, mas admito que gosto de ganhar e quando entro num jogo é com o objectivo de vencer. Só assim faz sentido, jogar só por jogar não faz sentido e perde sabor. Todavia, isso não faz com que tenha forçosamente que ganhar. Se perder de forma justa é-me igual. Não tenho mau perder nem tento desvalorizar a vitória de quem me ganha.

E agora contem-me: vocês têm mau perder?

Abraço/beijinhos

11 comentários:

Anónimo disse...

O mau perder, acho que depende um pouco do que está em causa. Assim directamente sou capaz de te responder que não tenho mau perder, mas também sei que sou capaz de ficar "doente" quando certas coisas não correm da forma como nós queriamos.

Mas claro que tudo é uma experiencia na vida, e que contribui para nos enriquecer, mais cedo ou mais tarde acabamos sempre por dar o devido valor =)

beijinhos*

Miepeee disse...

Tenho maus perder, e feio mas tenho. Fico furiosa comigo.
Desculpa o abuso mas que belo par de pernas :P
Beijnhos.

Bloguótico disse...

Por acaso, não tenho mau perder... tenho sobretudo um "bom ganhar", o que facilita as coisas! Seja como for, é como dizes, um Kompensan ajuda no combate à azia!! ;D

Ah, como benfiquista, não posso dizer que tenha mau perder... visto que ultimamente tem acontecido poucos desaires, felizmente! ;D

Kat disse...

Não gosto de perder mas aceito as derrotas e caminho em frente.. às vezes custa mais um bocadinho mas paciencia.. claro que estou a falar na vida em geral :)

Beijinhos :)

Nirvana disse...

Quando o meu SCP ganhar o campeonato posso copiar parte do teu post??? :)))

Tens razão, muitas vezes tornamos as coisas mais distantes do que aquilo que realmente são. A pior derrota, para mim, é nã tentar sequer. Prefiro arriscar e perder do que não tentar.

Quanto a perder.... detesto perder, detesto mesmo. O segundo é o primeiro dos últimos!! Mas quando perco, perco, não tiro o mérito a quem ganha. A ficar chateada é comigo mesma.

Beijinhos

Carla disse...

Eu não tenho nada,mas tenho cá dois pequenos em casa que nem imaginas !!

bj

Viviane disse...

Péssimo. Nem a feijões.

Anónimo disse...

Não tenho mau perder, mesmo nenhum. Até porque também já sâo muitos anos a perder é td uma questão de hábito! Jogo mto e gosto principalmente de jogos de tabuleiro, mas se tenho a infelicidade de ganhar é uma tristeza... :(
xxxx

Girstie disse...

Não tenho mesmo mal perder. Tanto me rio se estiver a perder como a ganhar. Mas há alturas em que ganhar sabe mesmo bem, sobretudo qd do outro lado há pessoas com mau perder eheheh :D

DL disse...

O Saviola está em grande nos jogos oficiais e particulares;) grande abraço , n gostas de perder mas às damas já sabes como é !!lolol

Amélia Batista disse...

Ninguém gosta de perder nem a feijoes.Mas agora reparo... que belo par de pernas!
Beijinho e bom resto de semana.