Começo este 'post' com uma definição. O que é uma fobia? É o medo e a aversão exagerada, autêntico pânico, a determinadas situações, lugares, animais ou objectos.
Efectivamente, muitos de nós temos fobias. Eu próprio confesso, e quem me conhece sabe disso, já tive uma grande fobia a cães. Não por não gostar do animal, que curiosamente até é o meu preferido, mas devido a uma situação ocorrida quando era criança e que me assustou um pouco. Felizmente, já ultrapassei a situação e, actualmente, convivo bem com os cães. Medo só mesmo daqueles grandes, desconhecidos e com ar ameaçador, mas isso toda a gente tem.
Este tipo de fobia que vos relatei é bastante comum, tal como tirar sangue, andar de avião ou de elevador, ter medo das alturas ou das trovoadas. É normal conhecermos algumas pessoas que receiam estas coisas. Normalíssimo.
Porém, existem também algumas fobias completamente bizarras. Um dia destes, um amigo contou-me que a irmã dele namorou com um tipo que tinha fobia a maçãs. Pois é, aquela fruta que eu adoro, e como quase diariamente, faz o indivíduo fugir a sete pés, qual diabo a fugir da cruz...! Parece surreal, não é? Mas é verídico (como, aliás, todas as situações aqui narradas).
Perante isto, fiquei curioso e fui pesquisar algumas fobias. Aqui ficam algumas das mais estranhas:
- Ablutofobia - medo de tomar banho (imaginem o sofrimento nasal de quem convive obrigatoriamente com estas pessoas);
- Afobia - medo da falta de fobias (um tipo que tem medo de não ter medos, esta é, indiscutivelmente, a mais brutal de todas!!!);
- Anuptafobia - medo de ficar solteiro (conheço muita gente que sofre disto! Muita mesmo, como diria o 'outro': resmas, paletes...)
- Biofobia - medo da vida (nos dias de hoje, sem chegar a ser fobia, quase todos nós temos um pouco de receio. Estou a falar a sério desta vez);
- Estupofobia - medo de pessoas estúpidas (este tipo de fobia creio que deve ser mais acentuada em Portugal!);
- Fronemofobia - medo de pensar (esta fobia incide sobre uma determinada classe da nossa praça, mas apelo à vossa imaginação);
- Zelofobia - medo de fazer sexo (espero que as meninas que sofram desta fobia se cruzem com os outros e não comigo!)
Desculpem o aparvalhanço, mas hoje apeteceu-me (caramba, o blog é meu, tenho direito!)
Abraço/Beijinhos
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Apesar da nossa conversinha de hoje à tarde e de te ter dito qual a minha fobia... acabei por descobrir fobias que nem sequer imaginava existirem, e algumas são mm mto estúpidas... enfim... como diz o outro "...há fobias para tudo..." lol. Beijocas amigo.
Fobia de maçãs?A minha alma tá parva!bj
Enviar um comentário