quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LENDAS VERMELHAS

15 de Dezembro de 1960. Um jovem moçambicano, de 18 anos, chegava a Lisboa, com uma mala repleta de sonhos e ambições. Chegou como um ilustre desconhecido, mas aos poucos o seu nome, Eusébio, começou a fazer-se ouvir nos quatro cantos do Mundo.

O seu talento fez com que rapidamente se impusesse no Benfica, que, na altura, era já um dos maiores colossos do futebol mundial.

Pelo Benfica, Eusébio realizou um total de 443 jogos, contabilizando 476 golos, somando 11 títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus.

O 'pantera-negra', como ficou conhecido, transformou-se numa autêntica lenda do mais popular clube português e uma das suas 'bandeiras'.

Internacionalmente, falar do Benfica é falar de Eusébio e falar de Eusébio é falar do Benfica... Faz hoje meio século que esta associação começou a ganhar forma e faço questão de aqui a assinalar.

E por falar em figuras lendárias do Benfica, acabei de ler este livro (na foto) sobre Cosme Damião, o grande mentor do Glorioso.

Juntei a paixão pelo Futebol à paixão pela História e adorei esta leitura. Devorei o livro em poucos dias. Recomendo, por isso, a leitura desta obra biográfica a todos aqueles que gostam de futebol, em particular aos benfiquistas.

Talvez possa ser uma boa prenda de Natal para alguns. Garanto que, para quem gostar do tema, vale a pena. Aproveito também para endereçar publicamente os meus parabéns ao autor da obra, um jovem historiador, que realizou um trabalho de grande rigor e qualidade. No futuro, estarei atento ao seu trabalho, no que concerne a futuras publicações.

Abraço/beijinhos

1 comentário:

Anónimo disse...

Curiosamente vi esse livro ser falado na TV há dois dias.
Abraço