quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

EM JEITO DE GELADO DERRETIDO!!!

O meu penúltimo post falava sobre uma 'pata na poça' e fez-me recordar uma situação passada, dentro desse género. A diferença é que, desta vez, fui eu a cometer a 'gaffe'...

Foi num Verão, talvez entre 12 a 15 anos atrás. Dirigi-me a um quiosque, situado perto de minha casa, para ir comprar um gelado. Pedi, paguei e estava prestes a sair quando a senhora do quiosque, que estava acompanhada por uma menina de sensivelmente dez anos, estabeleceu o seguinte diálogo comigo:

Ela - Espere...
Eu - Sim, diga.
Ela - Tome o seu autocolante. É que, na compra desse gelado, há a oferta destes autocolantes...
Eu - Ah, deixe estar... Olhe, pode dá-lo à sua neta.
Ela - À minha filha...
Eu - ... Ah pois... Desculpe. Boa tarde, obrigado.

Pobre senhora... Eu não tive a intenção de a chamar de velha, mas, na verdade, pensei mesmo que se tratava da neta dela. Perante esta minha falha, acabei por ficar com menos jeito que um gelado derretido!!!

Mas como a aprendizagem se faz também a partir dos erros, interiorizei facilmente a ideia de nunca mais classificar graus de parentesco desconhecidos.

Desta forma, e tomando este caso como exemplo, em vez de dizer "neta" ou "filha", passou a ser mais seguro referir apenas "menina". Assim nunca mais houve hipótese de falhar novamente!!!

Abraço/beijinhos

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo serve para aprender...