quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MOURINHO, UM ORGULHO PORTUGUÊS

José Mourinho foi, esta segunda-feira, galardoado com o prémio de melhor treinador do Mundo em 2010. Nem sempre este tipo de distinções são justas, mas neste caso a justiça foi total. Mesmo que o 'Special One' não fosse o eleito, ele é sem dúvida o melhor técnico da actualidade e, arrisco em dizer, talvez o melhor de todos os tempos.

Na hora da consagração, Mourinho acabou por mostrar novamente alguns dos factores preponderantes no seu sucesso: a gratidão e o sentido colectivo, ao cumprimentar os seus antigos e actuais jogadores antes de receber o prémio, reconhecendo e agradecendo a ajuda destes nessa conquista.

Além de excepcional nos domínios técnico-tácticos do jogo, o melhor treinador do Mundo é também um mestre no capítulo humano. Também por isso, Mourinho ganha mais vezes. Torna-se mais fácil vencer quando se sabe gerir recursos humanos.

Sou um grande fã deste homem e foi com enorme satisfação que o ouvi dizer que iria falar na nossa língua, visto ser um "orgulhoso português". E é esse orgulho que nós, portugueses, devíamos ter neste nosso compatriota, que oriundo deste pequeno País, quebrou todas as fronteiras com sucessos atrás de sucessos. Não são só os estrangeiros que podem ser bons nas mais diversas áreas...

Não sendo portugueses, orgulhosos devem ter ficado igualmente os adeptos dos clubes estrangeiros que Mourinho representou. É que Mourinho é venerado quando lá está e deixa saudade quando parte. Sem ele, já nada volta a ser igual... Que o digam os apoiantes do Chelsea e do Inter de Milão... e no futuro os do Real Madrid!

Foto: Hugo Santos

Abraço/beijinhos

1 comentário:

Spirit disse...

Faço minhas as tuas palavras, letra a letra, virgula a virgula
:-)